quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Aula 05 - Arquitetura de Computadores - 22/08



Caracterização da arquitetura MIPS e da arquitetura de Von Neumann: 

A arquitetura de Von Neumann  é um tipo de arquitetura de computador que é conceituada por possibilitar que uma máquina digital armazene os seus programas no mesmo espaço de memória que os dados estarão, deste modo podendo manipular certos programas.
Esta arquitetura é constituída por três sistemas principais: a CPU, a memória principal e o sistema de entrada/saída.
A CPU que é caracterizada por executar os programas estão na memória principal, buscando, examinando e executando as instruções em sequência. A CPU é composta por um UC, que funciona buscando e definindo o tipo de instrução, a ULA, que efetua as operações aritméticas (portas lógicas), os registradores, sendo memórias de armazenamento de resultados temporários, e por fim, um PC, que indica qual será a próxima instrução que a CPU irá executar.  
 A arquitetura MIPS é caracterizada por se basear em registrador, utilizando somente os registradores para realizar as operações lógicas e também, aritméticas.
As instruções são compostas por um conjunto de 32 registradores que realizam as operações necessárias. Sendo, que alguns destes não são utilizados por programação, mas sim para armazenamento de certas informações úteis. 

Compreensão sobre processador monociclo, multiciclo e pipeline:

Os processadores por Monociclo são conceituados por funcionarem em somente um clock, que por sinal, é tão grande que guarda todas as instruções que devem ser consideradas. Assim, a instrução começa a ser executada em uma transição ativa do clock e se completa na próxima transição que o sinal de clock esta ativo. Portanto, todas as instruções irão utilizar o mesmo tempo para serem executadas, e este tempo vai ser equivalente ao tempo que foi gasto na execução da instrução que mais demorou, sendo assim, obrigatoriamente igual ao ciclo do clock.
Já os processadores Multiciclo gastam um período do clock para cada passo de execução. O multiciclo permite que uma unidade seja utilizada mais de uma vez por instrução, uma vez que ela está sendo usada em ciclos diferentes do clock. Isto pode auxiliar na reduzução da quantidade de hardware necessário à implementação. Ou seja, uma vantagem da implementação  do multiciclo é a possibilidade de fazer com que instruções sejam executadas em quantidades diferentes de períodos do clock, capacitando de compartilhar unidades funcionais dentro do espaço de tempo necessário à execução de uma única instrução.
O processador Pipeline é uma técnica que consiste em fazer a divisão do processador em vários estágios diferentes. Assim que uma instrução é carregada, ela deve passar pelo primeiro estágio, que executa durante apenas um ciclo de clock, seguindo para o segundo estágio. A instrução segue sendo processada sucessivamente pelo segundo, terceiro, quarto e quinto estágios do processador. Esta técnica conta com a grande vantagem de que o estágio não vai ficar esperando a instrução passar por todos os estágios para assim caregar a próxima, assim, a nova instrução vai carregar assim que executa no primeiro estágio, após o primeiro pulso do clock.

Imagem: Funcionamento do pipeline.



Referências:

<http://roboliv.re/uploads/documentos/arquiteturas-de-computadores/vonNeumann-2011-08-08_1_1343264233.pdf>

<https://oacsi.wordpress.com/2010/04/02/arquitetura-mips/>

<http://www2.ic.uff.br/~bazilio/cursos/arqcomp/cpu-multiciclo.pdf>

<https://www.hardware.com.br/termos/pipeline>


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