Montadores, Ligadores, Carregadores, Computadores e Interpretadores:
Um montador, também
conhecido como assembler, trata-se de exercer a função de montagem de um
programa em linguagem de máquina a partir da linguagem de montagem. Nesse
processo, o código fonte, que são as instruções do código feito pelo
próprio programador, é analisado e após isso, ocorre a tradução deste código,
gerando por fim, o código que a máquina ira executar, também conhecido como
código objeto. Na fase das instruções, podemos analisar que nem todas as
instruções são instruções básicas, algumas são caracterizadas por pseudo
instruções, que são as combinações de mais de uma instrução citada.
Os ligadores (linker),
são caracterizados como programas especiais que recem um ou mais arquivo
objeto, assim gerando na saída, um programa que seja executável em linguagem de
máquina. Sendo assim, a função principal do ligador é juntar procedimentos
traduzidos separadamente e fazer a ligação de uns com os outros para assim
executar o programa.
Carregadores (loaders), para que ocorra a execução de um programa é necessário
ter um carregador, que consistem em programas responsáveis pelo transporte de
vários segmentos de memória. Tem como funções principais, verificar se o
programa existe, copiar o código para a memória, e também, ajustar
os endereços do código.
Compiladores, são conhecidos como programas que recebem arquivos de texto que
contem a escrita em linguagem e geram um programa em linguagem de montagem, ou
também, um arquivo objeto. Eles são responsáveis por traduzir um programa em
alto nível para os montadores, ligadores e carregadores.
E por fim, os interpretadores,
que recebem como entrada arquivos de texto com programas em linguagem assembly,
ou linguagem de alto nível, ou ainda, arquivos binários com instruções de
máquina, e após receberem, executam estes arquivos imediatamente. Os
interpretadores percorrem estes programas, a partir do ponto de entrada, assim,
executando cada comando. Sendo assim, que processadores são interpretadores
implementados em um hardware.
Referências:
<http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch05s03.html>
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