quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Aula 04 - Arquitetura de Computadores - 15/08


Técnicas de endereçamento no MIPS + resumo da aula


O MIPS (Microprocessador sem estágios intertravados de pipeline) é uma arquitetura de microprocessadores desenvolvida pela MIPS Computer Systems. Seu funcionamento se baseaia na utilização de registrador. As suas instruções utilizam um conjunto de 32 registradores para poder concluir as operações necessárias.
Modos de Endereçamento na arquitetura do MIPS:
  • ·         A Registrador: Tem seu funcionamento por representação do dado passando o nome do registrador no qual ele está contido. Ex: add $r1, $r2, $r2.
  • ·         Base-Deslocamento: Caracteriza-se por representar o dado passando o endereço de um vetor no qual ele está e a quantidade de bits a serem deslocados. Ex: lw $r5, 4($r65).
  • ·         Imediato: Funciona de modo que passe o dado e escreva o seu valor imediato. Ex: addi $r1, $r2, 456.
  • ·         Relativo ao PC: O dado é passado e descreve-se o seu valor relativo ao endereço da instrução atual. Ex: beq $r1, $r2, DESTINO.
  • ·         Absoluto: Funciona com a informação do valor no seu endereço (pseudo-) absoluto. Ex: j DESTINO.

Além de conhecermos sobre as técnicas de endereço no MIPS, foi retomado alguns assuntos que pesquisamos na última aula, como por exemplo conceito básico de montadores e sua função de gerar um arquivo objeto, função dos lgadores, carregadores, compiladores e interpretadores.
Entendemos sobre a diferença entre as macros e as sub-rotinas. As macros que são presentes na linguagem de montagem. E as sub-rontinas que são utilizadas em linguagens de mais alto nível.
Aprendemos sobre instruções, mais precisamente a linguagem de máquina ISA em processadores MIPS. Nesse assunto foi abordado as operações básicas, entre elas os tipos de operações do computador (matemáticas, de movimentação de dados, entrada-saída e de controle) , vimos sobre os operandos, que podem ser maior de 32 bits ou os sw, o formato das instruções, e por fim, as instruções de desvios que na linguagem de montagem são de dois tipos BEQ e BNE.

Refêrencias:
< https://www.embarcados.com.br/arquitetura-de-conjunto-de-instrucoes-mips/>
< https://pt.scribd.com/document/250159831/01-MIPS-Conjunto-e-Formato-de-Instrucoes-Modos-de-Enderecamento>

Nenhum comentário:

Postar um comentário